Retratos Queimados
Retratos Queimados é uma comédia dramática para duas atrizes. No enredo, uma rica senhora, em franca decadência física e emocional, espera ir ao lançamento do livro de um antigo amante. Odete, a humilde e semianalfabeta faxineira, no afã de tentar auxiliar a mulher nos preparativos para o evento, se vê coagida e insultada pela patroa, que incapaz de aceitar a degeneração da idade e os erros do passado, vive toda plenitude de seu ressentimento.
A publicação impressa foi financiada com recursos do Ministério da Cultura - Lei Paulo Gustavo em Laranjeiras do Sul/PR.
Baixe gratuitamente a versão em PDF até 25/06/2024
A Seleção Natural
Assassinato, ocultação de cadáver e jardinagem. Um comédia dramática sobre desejo, obsessão e adubos estranhos. Uma história de amor à flor da pele, expectativas frustradas e sementes desperdiçadas. Tudo adubado com humor negro, sensualidade doentia e muita neuroses homicidas.
Revista Porto Cênico/2013 - páginas 24/25.
O Emprego do Demônio
Está difícil, com homens como os de hoje, achar trabalho para o capeta. Exceto por uma última alma, nada mais existe para ser corrompido. Uma comédia absurda sobre o lugar do mal em um mundo onde ser bom já não é vantagem alguma.
Texto teatral breve, para dois atores e uma atriz. Ideal para exercícios de cena, provas de encenação ou montagens estudantis.
Suplemento Cultural de Santa Catarina nº 87 - páginas 16/17.
O justo dever dos homens de bem
Em uma época em que a maioria da população brasileira opta por governantes alinhados ao fascismo, vale a reflexão sobre quem é esse chamado "homem de bem". Uma adaptação para elenco masculino do texto Legítima Defesa. Violência, controvérsia e tortura em um texto alinhado aos pressupostos do teatro fisico.
Caixa de Ponto - Jornal Brasileiro de Teatro, nº 07/2018. Páginas 13 e 14.
textos teóricos
Distinções entre textos líricos e dramáticos
Este artigo destina-se a discutir as oscilações conceituais entre o gênero dramático e lírico na dramaturgia contemporânea, bem como se ainda são plausíveis distinções de gênero em meio à contínua multiplicidade de procedimentos criativos, temáticos e técnicos na composição de textos teatrais.
Dramaturgia em foco, Petrolina-PE, v. 2, n. 1, p. 64-73, 2018.
O Gosto Dialógico
Reflexão sobre o gosto como critério de partida para avaliação estética de obras de arte, tomando como referência a obra de filósofos e estetas como Immanuel Kant, Luigi Pareyson e Clement Greenberg. O texto traça paralelos entre as possibilidades de juízos universalizantes com os conceitos de polifonia, dialogismo e ato responsável estabelecidos por Mikhail Bakhtin.
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 241-248, 2016. .